Acabei de assistir no "Arte 1" ao documentário (estrangeiro) "Os Estádios mais Incríveis do Mundo", sobre os 10 mais belos projetos arquitetônicos de estádios espalhados pelo planeta (Top 10!). Todos os mais recentes projetos são apresentados, incluindo o do novo Wembley e aqueles destinados aos Jogos Olímpicos de Munique, Montreal, Pequim e Londres.
Para minha surpresa, o novo Maracanã, reformado para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, foi a "cereja do bolo" apresentada no encerramento do programa.
Claro, o documentário era sobre projetos arquitetônicos e não falaram da corrupção que correu solta ali.
De qualquer maneira, embora ache um exagero comparar o projeto relativamente convencional da reforma do Maracanã com, por exemplo, o "Ninho do Pássaro", de Pequim, concordo com a tese de que o novo Maracanã ficou muito bonito e é digno de fazer parte dos "10 Mais"!
Como já disse outras vezes, considero o Maracanã, antigo ou reformado, o mais importante templo de futebol do mundo, embora esteja longe dos maiores centros de futebol da atualidade. Nenhum estádio no planeta tem a "mística" do Maracanã. Os próprios estrangeiros reconhecem isso. É um patrimônio cultural (ou esportivo) da humanidade, mesmo que não o seja oficialmente.
E digo mais! Tenho muita satisfação de morar perto do estádio, que é uma referência mundial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário