quarta-feira, 14 de outubro de 2020

El Escorial, um patrimônio de todos nós!

O "Real Monasterio de San Lorenzo de El Escorial", palácio construído no século XVI pelo rei Felipe II, que já foi residência da família real e hoje serve de mausoléu de reis, rainhas, príncipes e princesas da Corte, fica na aprazível cidade de San Lorenzo, a aproximadamente 1 hora de trem de Madri. 
É uma edificação sóbria, com poucos ornamentos externos e internos, mas que impressiona pela grandiosidade e, principalmente, pela coleção de pinturas (incluindo uma gigantesca de El Greco, um dos meus pintores favoritos), pela bela biblioteca real e pela monumental basílica construída em seu interior. Trata-se de um dos palácios mais impressionantes de toda a Europa, que já recebeu, com justiça, o título de "Patrimônio da Humanidade" por parte da UNESCO.
Em minhas viagens, conheci os mais majestosos castelos e palácios da Europa, incluindo Versailles, Schonbrunn, Neuschwanstein e o próprio Palácio Real de Madri, mas foi no austero "El Escorial" da pequena San Lorenzo, desprovido de luxo e excessos ornamentais, que me senti "em casa". 
Sempre que vou a Madri, a visita ao famoso monastério é um passeio obrigatório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário