sábado, 15 de fevereiro de 2020

Os loucos anos 20 no Rio!


Bem-vindos os novos "Anos 20"! E que sejam tão inspiradores e auspiciosos como foram há 100 anos!!

Muito já se escreveu sobre os "loucos" anos 1920 em Paris. Ernest Hemingway, escritor americano que lá viveu no período, chegou a afirmar em seu livro de memórias "Paris é Uma Festa" que "se você teve a sorte de viver em Paris quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante”.
Hemingway, no entanto, não estava sozinho em sua reverência à capital francesa. No livro "Os Anos Loucos - Paris na década de 1920", o também escritor americano William Wiser nos oferece uma divertida e reveladora crônica sobre o período de efervescência cultural que reuniu em Paris personalidades ícones do século XX como Cole Porter, F. Scott Fitzgerald, Samuel Beckett, Josephine Baker, Ernest Hemingway, James Joice, Picasso, Coco Chanel e, claro, Ernest Hemingway, dentre outros.
Mas Ruy Castro, com seu livro recém-lançado "Metrópole à Beira-Mar", nos lembra que o Rio também foi palco de uma tremenda "festa" há 100 anos. Como informa a própria contracapa do livro, aqui viveram naquele período Adalgisa Nery, Adhemar Gonzaga, Bidu Sayão, Carlos Chagas, Carmen Miranda, Cecilia Meirelles, Di Cavalcanti, Francisco Alves, Ismael Nery, Ismael Silva, J. Carlos, João do Rio, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Mario Reis, Orestes Barbosa, Pixinguinha, Procópio Ferreira, Ronald de Carvalho, Roquette-Pinto e Villa-Lobos. Dá pra imaginar essa gente toda se encontrando no "balneário"? 
Pois é, de alguma forma, todas essas personalidades contribuíram para forjar o caráter artístico, cultural e humano da cidade, conferindo ao povo carioca uma natureza singular que atravessa gerações. Para o bem e para o mal, é o que somos e por que somos.
Um livro, portanto, de leitura obrigatória. Pelo menos para os cariocas que ainda amam e se importam com a cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário