sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Clássico dos clássicos também em alta definição!



Poucos filmes povoaram tanto o imaginário popular no século XX como "E o Vento Levou", agora também disponível em alta definição (blu-ray). Baseado no romance homônimo de Margaret Mitchell, que vendeu, em 1936, mais de 1 milhão de exemplares em apenas 4 meses (um fenômeno de vendas ainda hoje), o filme da MGM, lançado em 1939, retrata a saga de uma rica família de imigrantes irlandeses na Geórgia, no período da guerra civil americana. 
O lendário produtor David O. Selznick não poupou recursos e investiu mais de 5 milhões de dólares, uma verdadeira fortuna para os padrões da época, transformando a produção num evento sem precedentes para a jovem indústria cinematográfica de Hollywood. 
A escolha da inglesa Vivien Leigh para o papel de Scarlett O'Hara, que só ocorreu após o início das fimagens, envolveu uma acirrada disputa, da qual participaram mais de 1400 atrizes, algumas delas já consagradas como Bette Davis, Joan Crawford e Paulette Godard.
Max Steiner, compositor austríaco de sólida formação erudita, responsável pelas músicas de "Casablanca", "King Kong" (1933) e "Nasce Uma Estrela", dentre outras, compôs para "E o Vento Levou" uma trilha sonora verdadeiramente antológica, que se tornaria o mais importante ícone da música para o cinema, em todo o século XX. 
A direção do filme foi creditada a Victor Fleming, mas contou com a participação de pelo menos mais 4 diretores, que não aparecem nos créditos. Do mesmo modo, o roteiro, apesar de oficialmente atribuído apenas a Sidney Howard, teve a colaboração dos escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner, e da própria autora do romance, Margaret Mitchell.
Embora tenha adquirido o status de clássico, justamente pelos padrões de excelência que estabeleceu na indústria, "E o Vento Levou", como boa parte dos filmes da época de ouro de Hollywood, perdeu um pouco de seu encanto com o passar do tempo. Recheado de clichês já exaustivamente explorados por produções posteriores, o filme não dispõe hoje do mesmo poder de sedução e encantamento que exerceu sobre o público do passado. Inegavelmente, porém, por tudo que representa para a história do cinema, "E o Vento Levou" ocupa lugar de destaque na galeria dos maiores filmes de todos os tempos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário