domingo, 9 de dezembro de 2012

Ludwig II: vida e morte de um rei que virou lenda



Estreia no próximo dia 26 de dezembro, na Alemanha, a superprodução "Ludwig II", sobre um dos personagens mais apaixonantes e controvertidos da história alemã.
Conhecido como o "Rei Louco", Ludwig II teria levado o Reino da Baviera à ruína com a construção de suntuosos castelos e o patrocínio de projetos megalomaníacos de Richard Wagner, incluindo montagens monumentais das óperas do compositor e a edificação de um teatro em Bayreuth destinado exclusivamente à representação de suas obras.
Ludwig II morreu em 13 de junho de 1886, dois meses antes de completar 41 anos, em circunstâncias misteriosas nunca completamente esclarecidas. Seu corpo e o de seu médico particular (Dr. Gudden) foram encontrados já sem vida no Lago Starnberg. A versão oficial de suicídio vem sendo contestada até hoje, considerando a morte do médico no mesmo episódio (um pacto de morte?) e o fato de que o rei nadava muito bem.
O mais famoso rei da Baviera já tinha sido retratado brilhantemente pelo cineasta italiano Luchino Visconti, em produção antológica de 1972, estrelada por Helmut Berger no papel do monarca e Romy Schneider como Elizabeth, prima de Ludwig e futura imperatriz da Áustria. O maior risco (artístico e comercial) para esse novo filme é exatamente sofrer comparações com um clássico do cinema que já tratou do mesmo tema com maestria.
De minha parte, aguardo com grande expectativa a estreia do filme no Brasil, tendo em vista meu profundo interesse por tudo que diga respeito à Alemanha e, em particular, à Baviera, uma região de beleza incomparável e com história peculiar, que sempre esteve do lado errado nas guerras, antes mesmo de integrar o moderno Estado Alemão, formado no final do século XIX.
Assista abaixo ao trailer do filme, com imagens impressionantes em alta definição (site oficial: http://wwws.warnerbros.de/ludwigii/):


2 comentários:

  1. Aguardo ansioso também a estreia no Brasil, visto que já vi aquele do Visconti, o que traz expectativas para essa nova produção.

    ResponderExcluir
  2. Tiago, vamos aguardar para ver se alguma distribuidora anuncia o lançamento no Brasil. E torcer para que o filme tenha uma boa bilheteria no exterior, o que facilitaria as coisas.
    Posso adiantar que amigos alemães me informaram, neste fim de semana, que a imprensa especializada da Alemanha vem publicando boas críticas sobre a produção, que estreia por lá no próximo dia 26. Isso só aumenta ainda mais minha expectativa.
    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir