sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Jornalismo e responsabilidade social

Ao optar pelo serviço público, de cuja trajetória me orgulho muito, renunciei ao exercício profissional do Jornalismo, minha formação acadêmica. Apesar disso, e talvez por pura vocação, sempre acompanhei de perto, com visão crítica, a prática diária da disseminação de notícias no Brasil e no mundo.
Lamento profundamente que o jornalismo ético e com responsabilidade social que aprendemos na universidade esteja cada vez mais distante da realidade da profissão, uma verdadeira quimera, mas, apesar dos graves desvios que temos visto nos últimos tempos (jornalismo "militante" ou cooptado pelo poder), ainda acho que o mau jornalismo com liberdade é melhor do que jornalismo amordaçado ou com censura - o triunfo das "fake news"!!
Por tudo isso, o Nobel da Paz concedido a dois jornalistas que enobrecem a profissão com um trabalho corajoso em defesa da liberdade de expressão em sociedades de governos autoritários pode ser um passo importante na valorização do jornalismo como fator de consolidação da Democracia no mundo. Tomara!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário