O segredo por trás de algumas das mais belas trilhas sonoras compostas por Danny Elfman está em Steve Bartek, orquestrador dos scores de "Batman" (1 e 2), "Edward, Mãos de Tesoura", "Homem-Aranha" (1 e 2) e muitos outros.
Confesso que às vezes não sei onde termina a inspiração de Elfman e começa a arte de Bartek, talvez o mais brilhante orquestrador de Hollywood nas últimas décadas.
Steve Bartek foi guitarrista da banda de rock californiana "Oingo Boingo", de onde saiu também Elfman antes de se dedicar definitivamente aos scores de filmes.
Com seus pares, certamente Bartek desfruta do merecido reconhecimento, mas penso que ainda falta aos produtores e à Academia de Cinema de Hollywood conferir aos orquestradores o devido destaque na promoção dos filmes e das trilhas sonoras. Nesse sentido, a inclusão da categoria de "melhor orquestrador" na entrega anual do Oscar já seria uma boa e justa medida.
Depois de ouvir scores de filmes por mais de 4 décadas, estou convencido de que alguns desses profissionais podem e devem ser considerados como coautores de trilhas sonoras antológicas da história do cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário