"De Volta para o Futuro" está certamente entre os trabalhos mais importantes da carreira de Alan Silvestri, compositor de longa carreira em Hollywood, mas com resultados nem sempre satisfatórios. Os scores para os três filmes dirigidos por Robert Zemeckis nos anos 80 (o último lançado em 1990) representam a fase mais criativa do compositor e, inegavelmente, fazem parte da própria identidade da trilogia. Quem não associa a música aos filmes já nos primeiros acordes?
Silvestri à parte, a verdade é que tenho saudade da década de 80, que representou a consolidação de uma nova época de ouro para as trilhas sonoras orquestrais, iniciada nos anos 70, em especial com os trabalhos de John Williams para "Tubarão", "Guerra nas Estrelas" e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".
O vídeo apresenta a execução do tema principal de "De Volta para o Futuro" pela ORF Radio-Symphony Oschestra, de Viena, conduzida pelo próprio Alan Silvestri.
Recordar é viver... Não sei se as trilhas eram melhores, não posso julgar, mas para mim foram muito marcantes.
ResponderExcluirAs trilhas das décadas de 70 e 80 eram seguramente mais criativas do que as de hoje. Até porque ainda estavam em plena atividade os maiores compositores surgidos após a era de ouro do cinema (anos 30 e 40). Dessa nova turma de mestres, da qual também faziam parte Jerry Goldsmith, Elmer Bernstein, John Barry e Maurice Jarre, apenas John Williams e Ennio Morricone continuam vivos e na ativa, assim mesmo com poucos trabalhos, em função da idade avançada, já que ambos passaram dos 80 anos.
ResponderExcluir