sábado, 2 de fevereiro de 2013

Steven Spielberg, o legítimo Peter Pan do cinema



Assisti mais uma vez, ontem, a "Cavalo de Guerra", de Steven Spielberg, e não consegui apagar a primeira (e má) impressão que tive com o filme quando assisti no cinema. 
Como já havia comentado anteriormente, tudo muito bem feito e no devido lugar (a fotografia é belíssima!!), o que não surpreende já que o cineasta trabalha sempre com os melhores profissionais, mas a história maniqueísta, sentimental e piegas, repleta de personagens virtuosos (e alguns vilões desalmados), não deixa dúvidas sobre o autor da obra. 
Steven Spielberg, inegavelmente, figura entre os maiores realizadores da indústria cinematográfica. Sob o ponto de vista artístico, porém, é um cineasta que se recusa a crescer, persistindo com a abordagem de temas pueris e melodramáticos. Pode-se dizer que Spielberg, aos 66 anos, é o legítimo Peter Pan do cinema.
Resta saber se "Lincoln", filme com mais indicações ao Oscar deste ano, e que estreou no Brasil na semana passada, nos revela um diretor mais amadurecido e antenado com a realidade. A conferir!

2 comentários:

  1. Caro Ecio,
    Em Lincoln vc certamente encontrará esse Spilberg que está procurando. Confirs. Excelente.
    Baltar

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Baltar, pelas críticas que tenho lido, incluindo seu comentário, parece que "Lincoln" realmente foge ao "padrão" Spielberg, possivelmente por adotar uma narrativa mais fiel ao prestigiado livro que lhe deu origem.
    Com tantas recomendações, é claro que vou assistir.
    Um forte abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir