Faz algum tempo, tive o privilégio de assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira executando a belíssima 5ª sinfonia de Beethoven, também conhecida como "Do Destino".
Certamente, é a obra mais popular do compositor alemão. Desde os já famosos quatro primeiros acordes (tchan tchan tchan tchaaaan!!), nós, ouvintes mortais, de diferentes origens e preferências, somos arrebatados pela combinação de vigor e delicadeza que permeia toda a obra. É música em estado puro. Os próprios músicos costumam se entregar com disposição incomum em sua execução.
Não há como negar, a 5ª Sinfonia de Beethoven constitui-se em verdadeiro monumento musical, e dá testemunho da grandiosidade do espírito humano e de sua inesgotável capacidade criativa. Se o compositor não tivesse feito mais nada, ainda assim, com essa única obra, teria entrado para a história da música e da arte ocidental.
O vídeo mostra o eletrizante último movimento da sinfonia, com a Orquestra Filarmônica de Viena, sob a regência do maestro alemão Christian Thielemann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário