quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Entre a obviedade e a estupidez!

 

O mundo anda cada vez mais dividido entre a obviedade e a estupidez. Não há quase nada além disso. Quando não nos vemos diante de uma ideia ou argumento medíocre, nos deparamos com atitudes estúpidas, insensatas e desrespeitosas.
Hoje, todo mundo quer aparecer (ou acontecer) de qualquer forma e a qualquer custo, mesmo que seja destratando ou agredindo os que parecem ou pensam de maneira diferente. E o exibicionismo e o desprezo são as palavras de ordem nas redes sociais, paraíso das frivolidades, e onde cada um se apresenta como a pessoa mais feliz do mundo e dono da verdade incontestável. Uma pobreza de espírito monumental!
Por outro lado, não aparece ninguém para sugerir ou fazer algo realmente novo e criativo que mexa com a mesmice que prevalece no mundo inteiro, não só no Brasil.
Enfim, há uma carência absoluta de iniciativas ou narrativas que abalem as estruturas de uma civilização que precisa urgentemente se reinventar.

Uma gentileza inesquecível!

Esse cd entrou na minha coleção de maneira incomum...
Gostei do score assistindo ao filme, em 2005, num sábado de carnaval.
Naquela época, os lançamentos de cds de trilhas sonoras no Brasil já não eram tão fartos como nos anos 1980. Além disso, o score de "Finding Neverland" era muito "clássico", e supostamente não compensava lançar no mercado nacional.
Não encontrando aqui, resolvi recorrer à gravadora Universal, com escritório na Barra da Tijuca, para saber se o cd ainda seria lançado no Brasil.
A funcionária, da qual infelizmente não me recordo o nome, me disse que a Universal não tinha planos de lançar o cd no Brasil, mas se comprometeu a solicitar à Decca de Londres, representada aqui pela Universal, o envio de uma unidade especialmente para me presentear.
Demorou algumas semanas, mas chegou. Claro, agradeci bastante a gentileza!
A propósito, a trilha sonora do filme ganhou o Oscar de melhor score original naquele ano.
Jan Andrzej Paweł Kaczmarek, nascido em Cracóvia, na Polônia, faleceu no ano passado.